top of page
  • Foto do escritorJefferson Rodrigues

Seu perfil acessível em três passos, bora saber como?

Eu voltei, agora pra falar da cegueira porque aqui é meu lugar.

E é com essa adaptação da música do rei que volto aqui para a nossa segunda matéria para a coluna dos Jornalistas de Favela e essa semana vou contar para vocês como podemos ser mais inclusivos nas redes sociais, mas antes dessa dica marota senta que lá vem história...


Se você me conhece ou leu minha apresentação para esse projeto o que eu vou contar não será novidade, mas para você que brotou aqui tenho uma coisa pra falar: eu sou cego total.

Em 2018 eu acordei cego, por conta de uma doença auto imune chamada Síndrome de Devic que provocou uma super inflamação no meu nervo óptico comprometendo a comunicação do meu cérebro com os meus dois olhos. Para simplificar essa tour podemos imaginar uma lanterna onde suas pilhas e lâmpadas estão em perfeito Estado, porém o fio que liga os dois rompeu e impede a lâmpada de ligar.

Com esse diagnóstico que ainda não tem reversão precisei adaptar a minha rotina para essa nova aventura digna de um filme da Sessão da tarde, e nesse momento que conheço os leitores de telas para celulares que são tecnologias assistivas que permitem pessoas com deficiências utilizarem os aparelhos.

Quando os leitores estão ativados nos celulares eles emitam comandos sonoros que falam o que aparece na tela dos aparelhos, mas essa magia da tecnologia tem a sua fraqueza chamada de fotos e imagens.

Infelizmente, esse recurso ainda não consegue fazer uma boa descrição automática das imagens e fotos, e é aqui que apresento para vocês uma dica de ouro chamada de texto alternativo que é uma ferramenta muito fácil de usar e presente no instagram, Facebook e LinkedIn, onde permite inserir descrições nas nossas fotinhas.

Para usar essa função e tornar o seu perfil mais acessível é super fácil, basta você ir em uma foto postada em uma dessas três redes clicar em editar, depois em texto alternativo, inserir a descrição, salvar e xablau! Sua publicação está acessível e eu já posso curiar rs.

Gostou de saber mais sobre acessibilidade e vai começar a usar o texto alternativo? Então, me marca @souojeff que eu juro deixar um like e um comentário.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page