top of page
  • Foto do escritorRenan Fernandes

20 DE NOVEMBRO E A MÚSICA ELETRÔNICA

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi feriado em alguns estados e municípios do Brasil. A data é uma homenagem e reconhecimento da luta de Zumbi dos Palmares e os companheiros dele no quilombo. O dia também é fundamental para evidenciar as desigualdades e violências contra a população negra no Brasil. Mas o que você, música eletrônica tem a ver com isso?


Gênero muito ouvido pelos jovens das quebradas do Brasil, onde a população é majoritariamente negra, tem poucos negros e negras no protagonismo dos eventos conforme levantamento apresentado pela Play BPM. Também tem outro artigo que fala sobre a falta de transparência nesse assunto.


Fato é que os djs, produtores e demais trabalhadores da área sobre essa cultura são na maioria pessoas brancas. O cenário não é exclusivo da música eletrônica, pelo contrário, é o reflexo da realidade brasileira fruto de anos de exploração do trabalho escravo. Mas ainda é natural que vejamos mais negros e negras trabalhando nas festas do que se divertindo. Faça um teste: conte quantos negros e negras estiveram presentes no line das últimas festas que você frequentou. A resposta você deixa nos comentários.


A ausência dessas pessoas jamais é em decorrência da falta de esforço ou da falaciosa tese da meritocracia. O problema é a falta de estrutura básica pra sobrevivência e, como consequência, afeta qualquer tipo de desenvolvimento.


Por outro lado, é evidente que a sociedade avançou desde a abolição, mas avançou pouco! Ainda há muito o que fazer pra reduzir tantas desigualdades como a que está presente nas pick-ups de djs no Brasil a fora. E este dia é ideal pra refletirmos sobre esses desafios. Mais do que isso, o Dia da Consciência Negra se trata de uma data para criar oportunidades e promover espaços pra discussão e participação dos negros e negras na sociedade como um todo, inclusive na indústria da música eletrônica, contendo o avanço da desigualdade racial, além de minimizar os impactos provocados pela escravidão.


Portanto, embora você não seja culpado por isso, possivelmente usufrui de privilégios conquistados durante esse período. Pense nisso! E tenha uma boa reflexão.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page